segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As boas resoluções da Juventude do PT


Por Leopoldo Vieira

Retomo o blog, após uma semana de intenso trabalho que impediu sua atualização, destacando a ótima reunião da Executiva Nacional da Juventude do PT, realizada neste final de semana.
A resolução expressa a opção de colocar esta instância do partido como referências de importantes movimentos e processos internos e da sociedade brasileira: "Está posto na ordem-do-dia um importante papel para a Juventude do PT, como celeiro de quadros para a esquerda brasileira, para a revolução democrática e como vanguarda da transição geracional do petismo e de um projeto democrático e popular da democracia do Brasil". Para os jovens petistas, "Isso exige à JPT dialogar com os setoriais do PT num sentido transversal e geracional para a elaboração de um projeto baseado na promoção e efetivação de direitos, assim como da universalização dos serviços públicos em desenvolvimento, sendo o elo com a atualização da estratégia partidária para a transformação do país".
Abaixo, os pontos que destaco. A íntegra, só após a conclusão dos trabalhos de diagramação e publicação no site do PT.

Balanço eleitoral:


-Ganhou força uma nova geração do PT.
-No que se refere ao PT, tivemos vitória substancial a partir de uma nova geração de líderes, cujo maior símbolo é Haddad. Dados do final do 1º turno apontam que mais da metade dos/as nossos/as Prefeitos/as eleitos/as tem até 50 anos.
-Nos somamos ao conjunto do partido na busca por atualizações programáticas condizentes com o novo tempo que experimentamos.

Desafios a partir disso:
-Temos, então, diante de nós, o desafio de aproveitar os novos mandatos municipais para atualizar o programa do PT para a gestão do Estado, a partir de inúmeras inovações empreendidas no Governo Federal, valorizando a experiência de uma enorme quantidade de servidores públicos concursados, petistas e, em sua maioria, “jovens”.
-O desafio agora é renovar o projeto com ousadia. É preciso que os novos eleitos sejam preparados para gerir o estado e integrarem seus municípios às metas e objetivos federais, à nova safra de políticas públicas criadas no Brasil. 

-Outras agendas também se mostram urgentes. É necessário organizar um enfrentamento ao monopólio da Mídia e repensar o sistema eleitoral brasileiro, que favorece a esfera privada. A agenda em torno da Reforma Política, pautando o financiamento público de campanha e a lista fechada com alternância de gênero, é assunto prioritário.
-Por fim, é momento de preparar a cena de 2014. Programaticamente, a chave está na demarcação do nosso campo como o campo da política social e, por conseguinte, a construção de uma narrativa que preveja o desenvolvimento do nosso "sistema de direitos" e maior conexão entre participação social e o planejamento do desenvolvimento.

Tarefas de 2013:
-Para 2013, algumas tarefas essenciais da Juventude do PT são capacitar novos gestores e parlamentares a interagir com o planejamento público e sistema nacional de participação social, promover uma reflexão sobre o "balanço da década" de governança petista; articular agentes políticos juvenis que operam políticas em âmbito federal, desenvolver o diálogo com as juventudes políticas sul-americanas dos partidos de esquerda que dirigem os governos progressistas; concluir o debate sobre o modelo organizativo da Juventude do PT; aprofundar a organização das jovens mulheres, e aprofundar a formação política da juventude conectada e articulada com nossas lutas sociais.

Nenhum comentário: