quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Secretaria de Governo do DF participa do III Juvensur e articula uma agenda internacional de juventude para Brasília

 

Cerca de 250 jovens, de 10 países estiveram presentes em Foz do Iguaçu para discutir propostas de integração e melhoria das condições de vida dos jovens
 
 
Foto: Silvio Vera
 De 1 a 4 de novembro, aconteceu em Foz do Iguaçu, estado do Paraná, o III Seminário Permanente de Integração Regional de Juventude no Mercosul – JUVENSUR, realizado pela Secretaria Nacional de Juventude.  O Governo do Distrito Federal, representado pelo Coordenador Adjunto da Juventude da Secretaria de Governo, Walder Rodrigo, participou do evento, que reuniu cerca de 250 jovens e gestores de juventude dos países membros que compõem o bloco (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e os associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru).
 
O JUVENSUR teve como objetivo promover a integração entre as juventudes dos países da América Latina e discutir propostas de melhoria da condição de vida dos jovens do Mercosul. Ao longo dos quatro dias de evento, os jovens participaram de painéis sobre “Promoção do Emprego e Trabalho Decente”, “Desafios da Integração Regional”, “Juventude Rural”, entre outros temas. Além disso, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas aos ministros de juventude na Reunião Especializada de Juventude do Mercosul (REJ), que acontecerá em novembro, em Brasília.
 
Juventude Ibero-Americana
 
O Coordenador Adjunto de Juventude da Secretaria de Governo, Walder Rodrigo e a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, se reuniram durante o III Juvensur para discutir uma agenda internacional de juventude, já que Brasília será palco de importantes eventos culturais e esportivos, como a Copa do Mundo de 2014.
 
Para Walder Rodrigo, a ideia é realizar uma grande campanha de mobilização e integração dos jovens de países ibero-americanos. “Pretendemos realizar uma série de atividades que discutam, entre outros temas, a participação social, e os direitos dos jovens, além disso, promover eventos como festivais de cultura, arte, comunicação e integração, com a participação dos jovens de mais de 20 países”, ressaltou.
 
Severine Macedo colocou a Secretaria Nacional de Juventude à disposição. “Vamos levar para a Conferência de Ministros de Juventude Ibero-Americanos a proposta para que Brasília seja a primeira Capital Ibero-Americana de Juventude e daremos todo o suporte necessário para que a cidade possa realizar com êxito uma grande celebração”, afirmou a secretaria.
A Conferência de Ministros de Juventude Ibero-Americanos será realizada em Brasília, no início do mês de dezembro.

Nenhum comentário: