segunda-feira, 2 de maio de 2011

UMA NOVA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

UMA NOVA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Representantes de diversos movimentos sociais, que atuam na área da comunicação, se reuniram na tarde de sexta-feira (29), no Palácio do Buriti, com a Secretária de Comunicação Social do GDF, para discutir diretrizes da política do setor no âmbito do Distrito Federal.

Numa reunião bastante proveitosa, a secretária Samanta Sallum, conversou por mais de uma hora, com os representantes e ouviu sugestões dos participantes. Entre diversos assuntos tratados, Samanta recebeu o pedido de parceria da Secom/DF no seminário de comunicação, com previsão para acontecer em junho deste ano. Segundo o presidente do sindicato de jornalistas do DF, Lincon Macário: "o seminário servirá para trazer as pessoas a um debate mais profundo sobre a temática, além de ser um espaço de reflexão sobre as políticas públicas de comunicação.” E encerrou dizendo que “Brasília precisa recuperar o papel de vanguarda que já teve em outros momentos."

A secretária expôs o plano de reestruturação de comunicação do GDF e reafirmou a disposição de aproximá-la aos movimentos sociais. "Estamos iniciando a gestação de um novo modelo de administração e discussão das políticas públicas no GDF, depois de mais de 10 anos das gestões passadas que nada fizeram nesse sentido", disse Sallum. A secretaria garantiu que o órgão está se estruturando para atender essas demandas do movimento e que mais que uma assessoria de imprensa, a Secom desenvolverá um trabalho voltada a comunidade do Distrito Federal.

Foi apresentada, ainda durante a reunião, a situação deteriorada que o governo estava, inclusive na Secretaria de Comunicação. A intenção da secretária é criar duas subsecretarias: uma de imprensa e outra de políticas públicas de comunicação social, a fim de dar vazão às demandas sociais.

Para Sóter, representante da ABRAÇO, interessa aos movimentos sociais que o Governo do Distrito Federal tenha uma Secretaria de Comunicação com força na sociedade.

Ao final do encontro, alguns encaminhamentos foram tirados, dentre eles, uma próxima reunião, já nesta semana, para escolherem uma comissão organizadora do seminário de comunicação. Essa comissão deverá ser representada por membros do GDF e entidades sociais do DF.

Samanta encerrou a reunião dizendo que: "todos nós, movimentos sociais e Secom/DF, vamos caminhar para construção de uma pauta bastante positiva para comunicação social."



Participaram: ABRAÇO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA (DF e GO), DCE da UnB, LAPCOM - Laboratório de Políticas de Comunicação, FRENAVATEC - Frente Nacional de Valorização da TV em Campo Público, Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Movimento Pró Conselho de Comunicação do DF, Sindicato dos Jornalistas do DF e Sindicato dos Radialistas do DF.

Nenhum comentário: