quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Manifesto da JPT-DF em apoio da Ocupação Novo Pinheirinho




O ano de 2013 começou com grande agitação no DF. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST – mais uma vez demonstrou sua garra ao realizar uma ocupação no esqueleto do antigo prédio abandonado do pistão sul em Taguatinga. Essa ação legítima representa a voz de trabalhadores e trabalhadoras que não conseguem ter acesso a um dos direitos mais básicos da humanidade, a moradia. A Juventude do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal lança esse manifesto reafirmando seu lado na disputa social sempre junto aos movimentos sociais e contra a especulação imobiliária que concentra o capital e prejudica a classe trabalhadora do DF.

Em 2012, depois de algumas ocupações que ocorreram anteriormente em outros locais, o MTST realizou a ocupação conhecida como Novo Pinheirinho, desta vez em Ceilândia, entretanto, a desocupação ocorreu após o GDF apresentar propostas para uma saída pacífica, porém, o compromisso assumido pelo governo não pôde ser cumprido. É fato que o Programa Morar Bem não atende os trabalhadores do MTST, pois os valores exigidos não condizem com o orçamento das famílias, visto que teriam que abrir mão de grande parte de sua renda para ter a possibilidade do financiamento por parte do GDF. Sendo assim, após anos de tentativas de negociações e ações diretas, o MTST iniciou em janeiro de 2013 mais uma a ocupação, também denominada Novo Pinheirinho, no centro de uma das mais importantes cidades do DF e reafirmou para toda a população que a política habitacional do GDF é insuficiente, sobretudo porque o governo local tem algumas de suas prioridades equivocadas, por exemplo, quando beneficia grandes empresários em detrimento da classe trabalhadora. Desta forma, por ser um governo liderado pelo PT, exigimos uma postura compatível com a trajetória de lutas de nosso partido. O compromisso histórico dos petistas é com a classe trabalhadora e é com ela que devemos andar!

Cada vez mais a especulação imobiliária toma conta do DF. Essa ação não pode ser aceita pelo governo. Nosso partido foi formado por militantes que historicamente lutam por direitos e foi a partir dessa luta que crescemos e ajudamos a transformar esse país. O DF ficou muito tempo nas mãos de grileiros e especuladores e nosso governo tem, infelizmente, seguido o mesmo caminho. A JPT-DF não admite essa aliança do GDF e reafirma que todo espaço deve cumprir sua função social, deve contribuir para a melhoria da vida de nossa população. É por isso que lutamos.

O esqueleto abandonado se encontra nesse estado há mais de 20 anos. Não há posse nem função social do espaço. Se lutamos por justiça social, lutemos para que as trabalhadoras e os trabalhadores morem com dignidade. A JPT-DF se continua na luta no que tange a constante defesa da classe trabalhadora. Mantemos nosso compromisso a favor da reforma urbana e contra a especulação imobiliária no DF. Como o próprio MTST diz: “quando morar é um privilégio, ocupar é um direito”! Abaixo à especulação imobiliária e pelo atendimento imediato ao direito à moradia das famílias do Novo Pinheirinho!


A luta do MTST é a nossa luta!
A luta do MTST é a luta de toda nossa sociedade!
MTST a luta é pra valer!

Nenhum comentário: