sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Juventude com Agnelo por um governo diferente e comprometido com as suas lutas


A juventude sempre foi vanguarda na luta pelo novo na história da humanidade. Trouxe inovações e revoluções para a política que resultaram em troca de governantes e mudança de sistemas de governo no mundo inteiro.

No Brasil não poderia ser diferente: com apoio da nossa juventude, conquistamos o direito de escolher nossos representantes, derrubamos a ditadura e retiramos do poder o presidente eleito pela grande mídia, esta que hoje admite publicamente a armação contra Lula na eleição de 1989. Tudo isso representam grandes avanços.

No entanto, ressaltamos como avanços inquestionáveis e que foram bandeiras da juventude a eleição e reeleição do Presidente Lula, bem como a continuação do projeto político encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores, com a eleição da Presidenta Dilma.

Os avanços conquistados no governo do PT nas áreas sociais e econômica ultrapassaram as fronteiras de nosso país. Hoje caminhamos para ser a quinta maior economia, exatamente porque invertemos a lógica hipócrita de “primeiro fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”, já que nosso crescimento é socialmente sustentável; somos respeitados internacionalmente pela postura soberana e de diálogo acima de tudo; e podemos nos orgulhar de ser um país que avança em propiciar não só oportunidades para todos, mas também condições de acesso a tais oportunidades.

No Distrito Federal, começamos Um Novo Caminho com a eleição do companheiro Agnelo Queiroz. Com mais de 20 anos de vida pública, deputado distrital na primeira legislatura do DF, em 1990, depois deputado federal por 3 mandatos, Agnelo, como Ministro dos Esportes do Presidente Lula, estruturou o país para os jogos do PAN, lutou para trazer a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o nosso país, bem como a Copa das Confederações para nossa capital.

O primeiro ano foi realmente de “arrumação da casa”, aliás, caoticamente bagunçada pelos 12 anos de práticas nefastas na política da capital. Para se ter uma idéia, o CNPJ do Distrito Federal estava “sujo”, o que impossibilitava a capital do país de captar recursos e assinar convênios; Com muito esforço, o governo Agnelo conseguiu regularizá-lo em meados do ano. Com muita coragem nosso governador acabou com os contratos emergenciais, todos milionários feitos sem licitação com favorecimento de empresas corruptas que financiaram uma quadrilha de assaltantes dos cofres públicos, e cuja descoberta, via operação “Caixa de Pandora”, da Polícia Federal, resultou na prisão do ex-governador Arruda, fato que contou com a participação decisiva da nossa juventude no “Fora Arruda e Toda Máfia".

Agnelo não só pôs fim à festa com dinheiro público, como criou mais um órgão para garantir o respeito aos cofres públicos, a Secretaria de Transparência e Controle, e recentemente inovou com o lançamento do Disque Denúncia, uma central telefônica de ligação gratuita para ouvir a comunidade. Com tudo isso, temos um governo sem nenhum indício de irregularidade, ilegalidade ou fato de corrupção. A não ser notícias requentadas e calúnias oriundas do submundo político a que pertencem os grupos que dominaram o DF nos 12 anos passados, e para as quais a mídia dá status de fato comprovado.

Em apenas 15 meses de governo, contratou-se aproximadamente 4,5 mil servidores na saúde, e pelo Pacote Saúde aprovado pela Camara Legislativa serão contratados mais 11,7 mil servidores, quase 1.000 professores, 1,5 mil profissionais da área de segurança, foram adquiridas mais de 250 viaturas policiais, aumentou-se os estoques de remédios em nossas unidades de saúde, inaugurou-se o Hospital da Criança e a construção de quatro UPAs geridas pelo SAMU que funcionará 24hs, foram reformados 12 centros de saúdes e 5 hospitais foram revitalizados.

O Governo Agnelo assumiu a gestão do Fácil e acabou com a taxa cobrada aos empresários para a venda de bilhetes, e agora lançou edital de licitação para novos ônibus, firmou convenio com o Ministério da Educação para a construção de Escolas Técnicas e também 50 creches.

Mas a construção do Novo Caminho para o Distrito Federal passa não somente por regularizar a situação administrativa e por necessárias obras. É preciso “ser governo principalmente pra quem mais precisa de governo”, como bem define o companheiro Agnelo. Assim, para atender as demandas da população, foram realizadas as conferências, envolvendo todas as cidades. A volta do programa Orçamento Participativo, em que a população tem a oportunidade de dizer ao governo quais são suas principais demandas, também é outra característica marcante da linha democrática e popular dos governos do PT.

A Gestão Democrática das escolas, com eleições para diretores e toda uma vida social e comunitária dentro e ao redor da escola será uma realidade no próximo semestre, para coroar o processo de reversão da privatização que vinha sendo feito com a educação pelos governos anteriores, como é o caso da privatização do Projeto Pedagógico, em que empresas “vendiam” propostas educacionais à Secretaria de Educação.

Nós, da Juventude do partido dos Trabalhadores, acreditamos que muito já foi feito em 15 meses de governo Agnelo, mas sabemos que até 2014 muito mais será feito pela juventude no Distrito Federal, e não temos dúvidas de que estamos no caminho certo e faremos o melhor governo da nossa capital. Portanto, não deixaremos que falsas denúncias ofusquem nosso projeto para o DF, denúncias essas que já colocaram por água abaixo políticos do DEM e do PSDB que se diziam detentores da "ética" e declaramos todo apoio e poder de militância ao nosso companheiro Agnelo.
Juventude do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal

Nenhum comentário: