O dia 11 de Fevereiro de 2010 entrará para a história. Pela primeira vez um Governador foi preso durante o exercício do seu mandato. No começo da tarde desta quinta-feira (11/02), o céu já anunciava dias mais limpos na capital federal. Uma chuva torrencial para lavar a alma da cidade e do povo brasiliense precedeu a decisão do STJ, por 12 votos a 2, de prender preventivamente o então Governador em exercício, José Roberto ARRUDA (DEM).
No dia seguinte, sexta-feira 12 (quase 13) veio outra decisão judicial para completar a alegria da cidade. O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, negou o pedido de Habeas Corpus de Arruda. Sim!!! Arruda passará o carnaval na prisão. Uma feliz ironia do destino. Enquanto planejava passar o carnaval na marquês de Sapucaí sendo homenageado pela Beija-Flor pelos 50 anos de Brasília, Arruda não esperava ficar essa semana na prisão.
A boa notícia, resultado de muita luta e pressão popular, antecipou as festividades de carnaval. Ao ser anunciada a decisão pelo STJ, ouvia-se fogos de artifício por onde se passava na cidade. Um grande presente de aniversário para a população. Brasília comemora seus 50 anos com a certeza de que outra capital é possível mais justa e democrática. Que venham os outros 50.
Vitória do Povo brasiliense. Vitória da juventude: ousada, criativa, irreverente, radical, revolucionária. Vitória da mobilização social. Temos agora, mais desafios pela frente. A luta não acabou! Não pode parar. A quadrilha continua solta. Não descansaremos enquanto todos não estiverem presos.
Mas, nesta quinta-feira (11/02/2010), o que marcou foi o maravilhoso céu de Brasília. O céu ficou vermelho com o pôr-do-sol. Virou cenário perfeito para a alegria, festa e celebração do povo lutador dessa cidade que, em frente ao STF, nas quadras, nas ruas, nas escolas, gritavam felizes em alto e bom som:
FICA ARRUDA!!!! Preso na Papuda!!!
Gabriel Magno
Secretário de Juventude do PT-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário